Kamis, 20 Agustus 2009

Trânsito cidadão quer reduzir infrações e efeitos da frota de 13 mil veículos em Bonfim


A campanha da Prefeitura, liderada pela Diretoria Municipal de Trânsito (DMT) que trabalha com mais de 10 instituições parceiras e todos os agentes municipais, prossegue firme orientando motoristas e pedestres até o próximo sábado 22, quando se encerrará com palestra pública no Calçadão.



O objetivo da campanha de “aumentar o conhecimento do público para melhorar o trânsito na cidade” vem sendo aplicado com abordagens nos pontos de fluxo cruciais. Principalmente em locais de cruzamento, faixa de pedestres e estacionamento, os agentes municipais param condutores de veículos, conversam e distribuem panfletos educativos.



Multas - Durante a campanha os agentes fazem blitz “apenas educativas”, esclarece o agente Dionício, mas em caso de desobediência, resistência ou desacato eles estão orientados para aplicar a legislação do trânsito automaticamente. De 2 abril (início das multas pelos agentes municipais) a 18 de agosto, foram lavradas 622 autuações pelo trânsito municipal em Senhor do Bonfim, o que corresponde a uma média de 155 multas/mês, ou cinco multas/dia – sem incluir as estatísticas da Polícia Militar e do posto da Polícia Rodoviária, cujas autuações também incidem sobre a frota local.



Alertado, o prefeito Paulo Machado que já tinha elevado em 60% o efetivo do Transito Municipal, apressou a especialização dos agentes e reforçou a campanha. “Foi a maior que já houve na cidade e será assim anualmente”, disse agora o gestor, enumerando os parceiros que apóiam a campanha Trânsito cidadão: Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil, PM, Detran/BA, Corpo de Bombeiros, Semec, Inss, Samu e as escolas de trânsito Objetiva e Destack, além de outros.



A Praça Luiz Viana (Campo do Gado) e a Rua Fernandes da Cunha são os maiores focos de multa por contra-mão, já as frentes de bancos e de escolas são pontos de autuação por fila dupla. Paro Gustavo Menezes, titular da DMT, a ação educativa como está sendo feita deve diminuir as infrações e conseqüentemente as multas.



Principais infrações em Bonfim %

Estacionar em desacordo c/ sinalização 33%

Estacionar sobre faixa de pedestres 15,82%

Transitar pela contramão 11,82%

Avanço de sinal vermelho 8,5%

Estacionar na esquina (menos de 5 metros) 8,25%

Estacionar em fila dupla 5,79%

_______________________________________



Segundo apuração do coordenador da 27ª Ciretran, João Pedro Dias Neto, a frota de Senhor do Bonfim tem hoje 12. 800 veículos, número conferido pelos registros de julho/2009. Surpreende a quantidade de motos, que já se aproxima do número de automóveis. Gustavo admite que o grande número de veículos em circulação nas ruas da cidade tornam o trânsito complexo, mas diz que por Bonfim possuir uma sinalização moderna, bem adequada e “das melhores do estado”, por isso seu fluxo de tráfego é bom e com pouquíssimos lugares e momentos de engarrafamento. Mas acha que a quantidade de veículos sobre rodas é grande, o que ajuda a entender a alguma dificuldade e a importância da campanha.



Veículos Quantos

Automóveis 5.939

Motocicletas 4.094

Caminhonetas 1.404

Caminhões 590

Ônibus 156

Microônibus 102

Outros 515

_____________________



As recomendações para usa o cinto de segurança, ter cuidado com a condução de bebês e de não usar o celular quando ao volante são comuns na Campanha. Junta-se a elas o ensinamento mais geral: “Andar na mão-de-direção do trânsito é dever de carros, motos, bicicletas e carroças puxadas a burro”, que vem sendo repetido em palestras e abordagens públicas na atividade do Transito cidadão.

Governo Cuidando da nossa gente

Assessoria de Comunicação

Tidak ada komentar:

Posting Komentar