Senin, 24 Agustus 2009

Morre Titô – um dos históricos do PT da Bahia

Por Antonio Britto

Quando em 1979 o movimento pela fundação do Partido dos Trabalhadores reunia no estado só algumas centenas de militantes, Titô estava presente. Bem assim foi nas campanhas da legalização municipal e estadual do partido. Na primeira disputa eleitoral, em 1982, Titô esteve integrado como pioneiro.

Solidário e libertário ele era, por natureza e ativismo social. Movimentos operários como os da CUT e tantos outros do meio rural tinham sempre um representante interiorano conhecido nos fóruns sociopolíticos da Bahia: Titô.

Sua morte aos 71 anos, hoje (24) comove pessoas e setores dos movimentos sociais organizados.

A gestão Cuidando da Nossa Gente, da qual ele participava, preparou a nota que se segue (já no site da Prefeitura) refletindo muito bem o valor de sua personalidade para a municipalidade.

N o t a o f i c i a l

Em face ao desaparecimento, na manhã de hoje, de José Batista dos Santos, o nosso familiaríssimo Titô, temos o dever de manifestar sentimentos pela perda dessa importante figura bonfinense. Homem sério, honrado e descente, o nome de TitÔ é uma referência de bom militante das causas sociais e políticas pela justiça social.

Deu notável contribuição às fundações da CUT – Central Única dos Trabalhadores e do Partido dos Trabalhadores. Como fundador do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Senhor do Bonfim, ao qual presidiu por algumas vezes, prestou inestimável colaboração à luta dos agricultores locais e dos sertões adjacentes.

Teve o garbo de fundar o movimento popular ACR – Animação Cristã no Meio Rural. Ajudou permanentemente as associações e entidades populares do município e região. Foi um dos baluartes das CEBs – Comunidades Eclesiais de Base atuantes em prol da evangelização e da promoção de direitos para as classes trabalhadoras.

Defensor da igualdade social freqüentou congressos partidários, encontros sociais e convenções políticas na Bahia e noutros estados. Manteve-se sempre no caráter simples de homem do campo e assim conquistou o respeito de toda a sociedade. Serviu à administração municipal com dignidade e afinco.

Nosso solo sente profundamente a ausência dessa pessoa moderada, porém decidida. Leal. Um exemplo de conduta. O luto pela sua morte se faz sentir também no pavilhão municipal, onde brotam sonhos de justiça e solidariedade similares aos de Titô. Que Deus o proteja no infinito de sua bondade.

Senhor do Bonfim, 24 de agosto de 2009.


Paulo Machado – Prefeito

Tidak ada komentar:

Posting Komentar