Kamis, 10 November 2011

Mais três municípios recebem a Caravana de Combate ao Trabalho Infantil


A Caravana de Combate ao Trabalho Infantil continua no Território da Bacia do Paramirim, levando milhares de pessoas às passeatas, panfletagens e reuniões nas cidades da região. A população dos municípios de Tanque Novo, Érico Cardoso e Caturama também mostrou empolgação, participando ativamente da mobilização, que tem como objetivo promover a reflexão sobre a problemática e orientar gestores municipais e sociedade civil para o enfrentamento da violação dos direitos à infância e à adolescência. Desde o último dia 03 de novembro, a caravana, coordenada pela Secretaria estadual de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza da Bahia (Sedes), também já passou pelos municípios de Boquira, Rio do Pires, Paramirim e Ibipitanga.

O município de Tanque Novo acordou mais cedo nesta quarta-feira (9), para receber a Caravana do PETI, como também é chamada a mobilização. Eram pouco mais das oito da manhã quando a passeata, com as presenças de professores, estudantes, autoridades e a população em geral saiu da Praça Bento Carneiro, percorrendo todo o centro da cidade até a concentração final na Praça do Mercado, onde foi montado um parque infantil, com diversos brinquedos.

A reunião técnica para discutir o trabalho infantil na cidade aconteceu na Câmara de Vereadores, com as presenças da superintendente da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza da Bahia, Angela Gonçalves, do prefeito de Tanque Novo, Elson Oliveira, da procuradora do Ministério Público do Trabalho, Adriana Capelo, dos juízes do Trabalho Murilo Oliveira e Gilbert Lima, vereadores, secretários municipais e outras autoridades. Os trabalhos iniciaram com a apresentação dos índices de crianças que trabalham no município, pelo secretário de Assistência Social, Eudes Matos Dias. Conforme foi divulgado, os trabalhos domésticos e rurais são os maiores responsáveis pelos números de trabalhadores infantis.

Após a assinatura do termo de compromisso, onde o município manifesta publicamente a sua obrigação no sentido de contribuir para a erradicação do trabalho infantil, o prefeito Elson Oliveira recebeu o Catavento, símbolo internacional da luta contra o trabalho infantil. Segundo ele, a passagem da Caravana por sua cidade é de grande importância quanto à a conscientização e sensibilização de toda a população, principalmente do poder público. “A partir do levantamento que fizemos, orientados pelo Governo do Estado, estamos dando o primeiro passo para a erradicação do trabalho infantil em nosso municípios”, se comprometeu o prefeito, demonstrando preocupação em relação às 429 crianças que exercem algum tipo de trabalho no município, segundo dados do IBGE.

A procuradora Adriana Capelo destacou as ações do Ministério Público no combate ao trabalho infantil, segundo ela, uma das principais metas e atribuições do órgão. “Temos trabalhado o fortalecimento e as implantações de políticas públicas para atendimentos aos menores de idade, como forma de contribuição para o plano de enfrentamento contra a exploração infantil, em todas as esferas”, informou.

Érico de Cardoso - “Caras pintadas mirins” lotaram o Clube Social da cidade de Érico Cardoso, onde aconteceram brincadeiras e atividades artísticas alusivas ao tema. Banda musical, apitaço, carro de som e panfletagem marcaram a passeata que percorreu as principais ruas da cidade, na manhã de terça-feira. A dona de casa Rose Mara, em um depoimento emocionante, falou da sua falta de infância por conta do trabalho. Segundo ela, muitas dificuldades têm enfrentado por não ter tido a oportunidade de ser criança, de ter direito à educação e lazer. “Não se pode colocar as crianças para trabalhar, tem que colocar as crianças para brincar, distrair. Eu trabalhei muito quando eu era pequena, hoje eu tenho trauma que nunca se cicatrizou”, declarou, prometendo uma vida diferente para seu casal de filhos.

A assistente social, Ana Paula da Silva Flores, que apresentou os indicadores sociais do município, destacou a importância da presença do Estado nos municípios a partir da realização de eventos que envolvem a sociedade e os poderes públicos. “Eventos promovidos pelo Governo do Estado nos municípios são uma forma de aproximação e de informação muito importante. Discutir e debater assuntos de interesse de toda a população in loco garante o sucesso dos resultados”, ressaltou Ana Paula.

Caturama - Nem mesmo a chuva conseguiu tirar o brilho da passagem da Caravana Estadual de Erradicação do Trabalho Infantil pelo município de Caturama, na tarde desta terça-feira, dia 8. Como se estivesse sido combinado, o tempo melhorou apenas durante a tradicional caminhada de alunos, professores e representantes municipais e estaduais.

Com participação efetiva de todos os envolvidos na mobilização, a organização e a dramatização das profissões pelas crianças travestidas de diversos profissionais chamaram a atenção da população que positivamente apoiavam o movimento das portas das lojas ou das sacadas de suas residências. No Centro de Treinamento de Líderes de Caturama, representantes das entidades e instituições que fazem parte do projeto “Bahia Livre do Trabalho Infantil e do Comitê Gestor Estadual do “Pacto Um Mundo para a Criança e o Adolescente do Semiárido”, discutiram a violação dos direitos das crianças e adolescentes.

O chefe de gabinete da Prefeitura de Caturama, José Bonfim, que representou o prefeito Hugo Guedes Mendonça, garantiu que “o poder público municipal irá fervorosamente trabalhar para a erradicação do trabalho infantil”. Já a secretária de Assistente Social, Darlete Natalice de Oliveira Luz, ratificou ao declarar ‘guerra’ ao uso de menores em atividades laborais. “Iremos combater este mal que infelizmente existe em grande proporção em nosso município. Não mediremos esforços para juntos aos governos estadual e federal aplicarmos políticas que venham mudar esta realidade”, ressaltou.

Botuporã - A Caravana do Peti segue nesta quinta-feira (10), para o município de Botuporã. Na próxima sexta-feira, dia 11, o encerramento acontece na cidade de Macaúbas, com atividades durante todo o dia. Além de passeata e panfletagem, acontecerá um seminário com a participação de lideranças comunitárias, representantes dos poderes públicos e sociedade civil, com a presença do secretário estadual de Desenvolvimento Social, Carlos Brasileiro.

Fotos: Gervásio Lima/Sedes

Tidak ada komentar:

Posting Komentar