As eleições vão acontecer em, aproximadamente, 1.400 escolas da rede estadual, nos dias 16, 17 e 21 de novembro. Uma das novidades dessa edição é que a idade mínima de participação dos estudantes caiu de 14 anos para 12 anos.
Mais uma vez estudantes, pais, professores e funcionários das escolas da rede estadual vão às urnas escolher os diretores e vices que querem para liderar o processo educacional na sua unidade
Depois de três anos da primeira eleição de dirigentes escolares, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia volta a convocar toda a comunidade escolar para dar mais um passo no fortalecimento da gestão democrática. Os candidatos interessados em concorrer devem ser servidor integrante da Carreira do Magistério e participar da avaliação de conhecimentos em gestão escolar.
As eleições vão acontecer em, aproximadamente, 1.400 escolas da rede estadual, nos dias 16, 17 e 21 de novembro. Uma das novidades dessa edição é que a idade mínima de participação dos estudantes caiu de 14 anos para 12 anos.
As inscrições para a avaliação começam nesta terça-feira (30/08) e vão até o dia 6 de setembro. Serão realizadas gratuitamente no site do Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe/Unb) – www.cespe.unb.br. O processo de avaliação será constituído de uma prova objetiva de conhecimento em gestão escolar, de caráter eliminatório e classificatório, onde os candidatos devem obter, pelo menos, rendimento 6 para concorrer.
“Com a eleição de dirigentes, mais uma vez a Secretaria da Educação fortalece a gestão democrática e participativa na rede de ensino e reforça o compromisso do Todos pela Escola. Esse compromisso espelha a resposta da Secretaria ao princípio constitucional da gestão democrática no ensino público”, ressalta a diretora de Gestão Descentralizada da Secretaria da Educação, Euzelinda Dantas.
Ainda segundo ela, as eleições vão possibilitar que, mais uma vez, as escolas possam vivenciar uma participação direta em um processo importante, que é a escolha do diretor, aquele que vai liderar, coordenar e executar a proposta educacional naquela unidade.
A prova – Com 80 questões, a prova de avaliação será aplicada no dia 2 de outubro e terá duração de 3 horas e 30 minutos. Serão 15 questões sobre Legislação, 10 sobre Execução Financeira, 30 sobre Gestão Escolar, 5 questões específicas sobre o Plano de Gestão e 20 questões sobre materiais institucionais utilizados na rede estadual de ensino. Os locais e horário de realização da prova objetiva estarão disponíveis para consulta no site do Cespe, a partir do dia 23 de setembro.
Só após o resultado da avaliação é que poderão ser lançadas as candidaturas. As chapas devem ter a composição mínima de um diretor, um vice e máxima de um diretor e três vices. Só não participam das eleições as escolas exclusivas do primeiro segmento do ensino fundamental, as escolas sediadas em unidades prisionais, em centros de atendimento socioeducativo e em centros que não oferecem matrícula para a educação básica.
Fonte: SECOM
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